O segredo de viagens corporativas mais lucrativas é o planejamento. Para isso é preciso conhecer o mercado, e se orientar pelas estratégias de vendas das companhias aéreas, redes hoteleiras, entre outros produtos, a fim de aproveitar sempre os melhores preços.
É nesse contexto que a Advance Purchase, traduzido para o português como compra antecipada, ganha espaço e se torna uma vantagem considerável quando somamos todas as viagens de uma empresa.
Por meio dessa técnica, é possível adquirir as passagens com menor custo e planejar viagens a longo prazo.
O que é Advance Purchase?
As ADVPs são passagens aéreas ofertas pelas companhias por um valor abaixo do normal, com antecedência.
Isso acontece porque é vantajoso para as empresas emissoras de passagens aéreas, que o voo seja completamente vendido o mais rápido possível.
Por isso, com uma semana, 15 dias e até 50 dias de antecedência, algumas companhias aéreas comercializam as passagens por valores muito menores e, conforme a data de embarque vai se aproximando, as poltronas vão ficando mais disputadas, aumentando o preço.
Nas ADVPs, a empresa prevê as viagens do mês, acompanha as ofertas de voos e valores das passagens e, dessa forma, consegue garantir a viagem pagando menos.
Por que é importante nas viagens corporativas?
Viagens corporativas podem ser despesa ou investimento, isso só depende de uma gestão bem feita. Para que seja um investimento, é importante sempre estar atento às KPIs para viagens corporativas.
Assim é possível analisar os custos, os ganhos, erros e acertos, para que o deslocamento seja cada vez mais vantajoso para empresa.
Uma das formas de fazer essa análise e planejamento a longo prazo, é ficando de olho nas ADVPs e, para garantir que todos estejam atentos a essa movimentação, vale à pena incluir essa estratégia na Política de Viagens Corporativas.
Dessa foram, a Advance Purchase passa a ser padrão entre os colaboradores e todos saem ganhando.