5 motivos para contratar Seguro Viagem em Viagens Corporativas

Publicado em 4 de janeiro de 2021

O seguro viagem é um serviço de assistência durante a viagem que pode ser acessado em imprevistos e garante diversos benefícios para o viajante.

Por mais que seja recomendado para qualquer destino que seja, o seguro costuma ser obrigatório apenas para viagens internacionais e, por isso, muitas empresas preferem reduzir custos eliminando essa “despesa” das viagens corporativas.

No entanto essa opção pode deixar a empresa de mãos atadas na hora H e é possível reduzir custos de outras formas. Por isso listamos 5 motivos que com certeza vão mudar sua opinião em relação aos seguros viagem em viagens corporativas.

1. Responsabilidade com o colaborador

Existem determinações legislativas quanto à responsabilidade da empresa com a vida e bem-estar do seu colaborador durante o horário de trabalho. Com as viagens corporativas isso não é diferente, pois nesses deslocamentos ele está representando a organização.

Sendo assim, cabe à essa entidade se responsabilizar por tudo que acontecer durante o processo e a contratação de um seguro viagem demonstra que a empresa assume suas obrigações.

Além disso, garantir a assistência necessária ao funcionário nas viagens corporativas faz com que ele se sinta mais seguro para executar o seu trabalho com eficiência, mesmo fora do ambiente que está acostumado.

2. Gerenciamento de Riscos

O seguro viagem também pode ser uma estratégia de gerenciamento de riscos da empresa, evitando com que ela seja prejudicada caso o funcionário sofra algum imprevisto.

No caso de acidentes, por exemplo, se a empresa não contrata um seguro viagem, ela tem que arcar com os custos de hospitais, cirurgias e outras despesas necessárias para garantir a saúde do colaborador.

É claro que esta situação é a que qualquer organização evita enfrentar, mais pela saúde e condições do funcionário do que por qualquer outro motivo. Mas sim, é algo que também pode gerar despesas com as quais a empresa não estava contando. 

O mesmo acontece em relação ao extravio de bagagens, cancelamento de voos, entre outras situações que com o seguro viagem  podem ser compensadas com facilidade e sem preocupações.

3. Acesso à Assistência 24 horas

Outro motivo para contratar um seguro viagem em viagens corporativas é o fato desse serviço garantir, tanto a empresa como ao funcionário, assistência 24 horas. 

Essa assistência funciona em vários idiomas, incluindo o português. Por isso, também é essencial às viagens internacionais. Logo, caso o funcionário ou a empresa precisar de ajuda para solucionar problemas, tirar dúvidas e acessar serviços, a assistência estará à disposição. 

4. Obrigatoriedade aos Destinos Internacionais

Em caso de destinos internacionais, o seguro viagem é obrigatório e deve ser fornecido pela organização. Na maioria dos países, essa é uma exigência para que o viajante consiga embarcar no voo e/ou entrar no país de destino. Desta forma, não contratar o seguro não é opção.

Alguns países em que isso ocorre são Cuba, Venezuela, Austrália e outros que fazem parte do Tratado de Schengen, como a França e Itália – o tratado também exige que o seguro tenha um valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica. 

5. Reembolso em caso de imprevistos

Como dito antes, o seguro viagem em viagens corporativas pode garantir proteção financeira em casos de imprevistos como, por exemplo, cancelamento de voos ou extravio de bagagens. 

Se isso acontecer e a companhia aérea não oferecer assistência, é de responsabilidade do seguro reembolsar o viajante o valor gasto em uma nova passagem, hospedagem e alimentação ou qualquer outro gasto decorrente de alguma dessas situações. 

Onde encontrar seguro viagens para a minha empresa?

Ao contratar uma agência para viagens corporativas em sua empresa, é possível contratar esse e outros serviços para garantir uma viagem mais tranquila. As agências agilizam o processo de reservas, garantem descontos, controlam gastos e uma série de outras vantagens, tanto para a organização quanto para os funcionários. 

Entre em contato com a equipe Belvitur e entenda melhor como funciona os nossos serviços corporativos.