O que é Employee Experience e porque investir nessa estratégia?

Publicado em 17 de dezembro de 2020

Se você é gestor ou colaborador de uma empresa, provavelmente passa mais tempo com os seus colegas de trabalho do que em casa. Já se foi a época quando isso era normal e não exigia nenhum cuidado e é por isso que cada vez mais o assunto employee experience surge.

Esse termo dá nome a uma metodologia que coloca os interesses do colaborador no centro das ações do RH, fazendo com que a empresa invista no desenvolvimento dessas pessoas, no bem-estar físico e psicológico.

Optar por essa estratégia é uma forma de estar à frente no mercado porque, só assim, você consegue um time engajado, produtivo e que veste a camisa da empresa. Mas despender recursos para isso geralmente é um confronto com outros interesses voltados para vendas e produção. Por isso, entenda o porquê é importante investir na experiência dos seus colaboradores.

Seleção e Retenção de Talentos

Considerando que a employee experience vai do recrutamento ao maior cargo da empresa, uma vantagem dessa estratégia é contratar as pessoas certas, com a certeza de que elas querem ser contratadas por um motivo maior.

Fazer um profissional se apaixonar pela missão e valores da empresa, bem como pelo serviço que presta e pelas pessoas que trabalham ali, muda completamente a motivação com que o colaborador vai se dedicar no dia a dia. Esse movimento segue a mesma lógica das estratégias de marketing para encantar os clientes.

Quando isso acontece no processo seletivo, uma pessoa importante da área que facilmente encontraria outras oportunidades, opta pela sua organização, ou seja, compra a sua ideia. Assim você tem alguém engajado, bom e que, se continuar sendo estimulado, vai render bons frutos para o seu negócio.

Aumento na Satisfação do Cliente

Você pode até pensar que não, mas um vendedor feliz e satisfeito transmite tudo isso ao cliente. Quando você investe nos seus colaboradores a certeza é que eles vão dar o seu melhor em troca, é aí que está o segredo.

Uma pessoa feliz no trabalho entrega bons resultados e garante que o produto final saia da melhor qualidade, chegando até o cliente dessa forma. Tudo melhora, atendimento, serviços, lealdade, etc. 

Para completar, é muito mais simples criar um relacionamento com o cliente quando existe uma cultura organizacional forte, fazendo com que ele seja leal não só ao vendedor final, mas ao nome da organização, o que nos leva ao próximo item.

Cultura Organizacional

Muitas vezes as empresas sofrem uma repaginada que muda as formas de funcionar, os processos internos e as exigências em relação aos colaboradores. Nesse momento a comunicação interna é importante e costuma ser a maior dificuldade do RH, seguida da aderência.

Por mais que uma empresa consiga se comunicar com seus funcionários e contar o que está sendo proposto, os valores que defende e formas de reproduzir isso no trabalho, eles só vão vestir a camisa se fizer sentido. É aí que o investimento em employee experience entra. Falar é fácil, encantar não.

Com uma cultura organizacional forte, missão, visão e valores bem definidos, fazer dos seus funcionários os próprios vendedores da ideia só gera bons frutos. Quem trabalha por dinheiro trabalha o suficiente, quem trabalha por um propósito, trabalha até conseguir.

Melhora na Produtividade

Funcionários saudáveis emocionalmente e desestressados produzem mais. O estresse nem sempre é causado pelo trabalho em si. Muitas vezes é o reflexo de um clima organizacional tenso e relações enfraquecidas.

Pensando pela employee experience, além de conhecer melhor os funcionários, dar a chance de crescerem dentro da organização e valorizar suas habilidades, você consegue também alinhar todos em metas e objetivos maiores e criar relações de parceria. Isso faz com que não sejam produtivos só por suas próprias entregas, mas também pelo bem do time e da empresa no geral.

Uma vez encantados pela empresa, os funcionários passam a querer crescer dentro da organização e a desejar que ela também cresça, isso influencia muito os resultados.

Melhore a experiência das viagens corporativas

Viu como pode ser vantajoso? É por isso que na hora de planejar as viagens corporativas é preciso pesquisar e garantir que o colaborador tenha uma boa experiência. Para não deixar nada passar batido, contrate uma agência especializada em viagens corporativas.